Muito se fala a respeito de conhecer a fundo o produto, que no nosso caso são as residências e o mercado imobiliário como um todo, mas quando se fala em identidade de vendas, você tem a sua? A sua “marca”?
Deixar a sua marca é fazer com que todos os seus clientes, fechando ou não compra/aluguel, tenham a certeza de que o atendimento foi excelente, pois o modelo de corretor que só pensa na venda e empurra “qualquer coisa” para o cliente pensando somente na sua comissão, deixará de existir em pouco tempo, este padrão de corretor imobiliário ainda se enquadra nos padrões de vendas antigo.
Segundo o E-book da Resultados Digitais o processo de vendas se transformou com a internet, uma vez que anteriormente o contato do cliente com o vendedor acontecia logo após o cliente ter interesse em adquirir um imóvel. Porém após a internet, o contato do cliente com o corretor ocorre após o cliente já ter se interessado pelo tema, já ter obtido várias informações a respeito do que procura e tomado a decisão de compra, somente ai o cliente entrará em contato com o corretor, então é aí que você corretor precisa se diferenciar dos demais.
E como se destacar dentre a multidão? Primeiramente conhecendo o mercado imobiliário e sabendo posicionar-se, dicas que já demos aqui.
O segundo passo que é o tema do post de hoje, é a criação da sua marca pessoal. O corretor que deixa sua marca é sempre lembrado e consequentemente indicado para outros clientes, e assim forma a sua carteira de clientes e constrói a sua marca no mercado.
Tenha em mente que o cliente muitas vezes já vem com uma enorme bagagem de informações sobre o que ele procura, então, tenha cartas nas mangas, informações extras e pertinentes. Lembre-se, o que é irrelevante para um, pode ser relevante a outro, por exemplo: informações sobre o registro que fecha a entrada da caixa de água, um ponto de ônibus localizado na rua que passa ao lado, vale até saber se o prédio possui uma administradora de condomínios, e se possuir, saber qual é a administradora. Tudo isso trás à você mais credibilidade, e deixa a sua marca registrada, mas, não basta apenas isso.
Surpreenda seu cliente em todos os passos da negociação, no primeiro contato, tente entender o cliente e coloque-se sempre a disposição, sempre. Forneça ao cliente meios para contato, tais como WhatsApp, Facebook, itens que caso ainda não saiba como utilizar, vale dar uma boa lida aqui.
Negociação adiantada, jogue com o seu cliente mas sem desvalorizar o vendedor, negocie os valores do imóvel com sensatez e cordialidade, sem falar que neste ponto, você já terá uma certa intimidade com seu cliente então, dê uma bala, um chocolate, e nunca deixe de mandar outras propostas ao cliente que possam ser interessantes para o perfil de compra que ele busca.
E finalmente a entrega das chaves e pós venda. Sim, por que a venda não termina na assinatura do contrato! Corretor que não dá suporte ao cliente até o final do processo, muito provavelmente não terá uma boa recomendação. Saiba que o melhor cartão de visitas para os corretores, ainda é a indicação.
Corretagem não é uma profissão normal, mas sim uma profissão para quem gosta de fazer com que os sonhos dos clientes se tornem realidade.