A cada dia que passa novas imobiliárias e corretores surgem no setor e o que você precisa fazer é agir para se destacar perante a concorrência. Embora alguns considerem uma tarefa difícil, é essencial acrescentar no planejamento de marketing de sua imobiliária ações no meio digital.
Além das facilidades que oferece como segmentação de público e mensuração de resultados, é na internet que as pessoas encontram uma fonte de conteúdo inesgotável. E ao falar deste assunto, não podemos deixar de lado um dos grandes pilares das estratégias de comunicação na era digital, trata-se do marketing de conteúdo.
Em nosso artigo “Marketing Digital Imobiliário: a estratégia que está revolucionando o mercado”, explicamos brevemente o que esta e outras ações são e ideias de como executá-las. Para resumir, o marketing de conteúdo tem o objetivo de ampliar sua rede de clientes e leads (clientes em potencial) por meio da criação e distribuição de conteúdo de qualidade e relevante para seu público-alvo.
Em outras palavras, o marketing de conteúdo é algo que precisa de planejamento e tempo para ser trabalhado. Em compensação, existem grandes resultados para sua imobiliária como, por exemplo, a autoridade e visibilidade ganhas no mercado, o relacionamento com base na confiança e credibilidade e é claro, uma vantagem gigantesca em relação a sua concorrência.
Crie uma Persona
Antes de traçar em seu planejamento quais conteúdos abordar, você tem de saber para quem está produzindo. Assim é possível tornar o conteúdo mais atraente, direcionado e com maiores possibilidades de atingir seu objetivo. Se você nunca ouviu falar do termo Persona, a primeira coisa que precisamos deixar claro é que não é o mesmo que público-alvo.
A Persona é nada mais, nada menos do que uma representação fictícia de um cliente ideal. Para sua criação, são levadas em conta informações reais tanto demográficas quanto comportamentais dos seus clientes e colocadas em um único indivíduo.
Se você possui um banco de dados dos seus clientes, a elaboração da Persona da sua imobiliária pode ser facilitada. Analise entre seus clientes as características em comum ou as mais similares para traçar o perfil ideal. Ao contrário do público-alvo que é um pouco mais extenso, a sua comunicação torna-se mais pontual quando é direcionada a uma pessoa.
Para ter uma ideia de como criar a Persona da sua imobiliária, basta clicar e conhecer gratuitamente O Fantástico Gerador de Personas. Conhecendo o perfil do seu cliente fica muito mais fácil determinar o tipo e estilo de conteúdo que você precisa elaborar e definir sobre quais assuntos deve abordar.
Trabalhe o Funil de Vendas
O Funil de Vendas é uma representação dos estágios que o seu possível cliente passa até efetuar a compra. Ele é dividido em três partes: topo (aprendizado e descoberta), meio (reconhecimento do problema e considerando a solução) e fundo (decisão de compra). No marketing de conteúdo cada etapa do funil necessita de conteúdos com o objetivo de que a Persona passe de uma para a outra, até que chegue ao fundo do funil.
- Topo do funil: o indivíduo está na fase de descoberta de interesse, ou seja, ainda não sabe que necessita comprar ou alugar um imóvel. Você precisa despertar essa necessidade através de conteúdos. Produza materiais de fácil acesso e consumo, como um post no blog e informações relevantes;
- Meio do funil: o cliente em potencial já descobriu que possui uma necessidade e está em busca de soluções. O conteúdo deve se manter informativo, mas trazendo soluções sem falar demais da sua imobiliária. Tente capturar os dados dos seus leads para torná-los mais qualificados e estreitar o relacionamento;
- Fundo do funil: o seu lead está prestes a tomar uma decisão e é neste momento que você deve oferecer mais informações para ajudá-la a decidir pelo seu imóvel. Agora sim, este é o momento de falar mais da sua imobiliária, demonstrando suas vantagens e seus pontos fortes.
Conheça a Jornada de Compra
Compreender a jornada de compra do seu cliente é essencial para que você possa escolher quais conteúdos deverão ser criados em cada estágio do funil para atrair a atenção dos consumidores. Assim você fará com que o seu cliente ou lead passe por todos os estágios e decida comprar/alugar seus imóveis.
Defina a jornada de compra do seu cliente antes de começar a produção de conteúdo. Se você sabe quem é a sua Persona e suas necessidades, pode planejar todos os tipos de conteúdo. A jornada também auxilia no equilíbrio de produção, ou seja, você não tem gastos desnecessários com produção de conteúdos que não serão realmente aproveitados.
É importante ressaltarmos que independente de qual for seja a ação adotada para sua imobiliária produzir marketing de conteúdo, como posts de blog ou desenvolvimento de e-books, por exemplo, tais atividades oferecem certa complexidade e necessitam de estudo e planejamento para garantir a eficácia.
Neste sentido, pense também na possibilidade da contratação de profissionais capacitados para elaborar o que exatamente sua imobiliária necessita para conquistar mais clientes por meio do conteúdo.
Elabore títulos atrativos
Além de seu conteúdo estar bem escrito e estruturado, saiba que o título escolhido pode definir o seu sucesso ou fracasso. Existe uma técnica chamada AIDA, a qual demonstra os 4 elementos necessários que um título precisa ter para atrair a atenção do leitor. Esta técnica se refere à:
- Atenção: use uma palavra ou termo que capture a atenção imediatamente do leitor. Saiba que existem palavras poderosas, capazes de gerar ainda mais cliques para seu conteúdo;
- Interesse: desperte o interesse mencionando o principal benefício que o leitor irá tirar do seu artigo;
- Desejo: o desejo de ler seu conteúdo precisa ser instigado através da combinação entre benefícios e senso de urgência;
- Ação: faça a chamada para ação quando estiver compartilhando seu artigo nas redes sociais, com o uso de “clique aqui para ler o artigo”, por exemplo.
Confira agora um exemplo de título:
“5 simples passos para você começar o novo ano de casa nova”
“5” – as pessoas gostam de ler listas pela facilidade e rapidez na leitura;
“simples passos” – tente facilitar ao máximo a vida do seu leitor. Demonstre que o aprendizado é simples e organizado em passos;
“para você” – esta é uma ótima estratégia, pois dá ao seu leitor a sensação de ser único e que o conteúdo é simplesmente ideal para ele;
“começar o ano de casa nova” – é muito importante deixar o benefício de forma clara para que o leitor entenda o que ele irá ganhar com seu conteúdo.