Corretor e sua marca própria
Ao contrário de nós brasileiros que costumamos vender as marcas de imobiliárias, no exterior uma estratégia bastante utilizada é a da marca pessoal. Nesse caso, não se vende uma empresa, mas sim a imagem do corretor de imóveis enquanto profissional. Esta é uma das tendências mais fortes dentro e fora do marketing imobiliário, pois a imagem humanizada passa maior credibilidade ao cliente.
Por incrível que pareça, grande parte dos corretores ainda não gerencia a sua marca pessoal com seriedade. Lembre-se que ela representa não apenas como você é, mas seus valores, princípios, qualidades e, principalmente, seu profissionalismo no mercado. Hoje o corretor tem em suas mãos as ferramentas que farão seus clientes vê-lo de forma positiva ou negativa.
Invista em seu visual, conhecimento, estrutura, técnicas de vendas e certamente dará grandes passos para a construção de uma excelente imagem e marca profissional.
Anúncio em portais imobiliários
Seja qual for a estratégia de marketing, dentro e fora do Brasil, hoje é impossível deixar de lado o meio digital. Alcance de público segmentado, mensuração de resultados, ações nas mídias sociais, audiência realmente interessada, enfim… Estes e outros atributos positivos são oferecidos nos chamados portais imobiliários que estão no meio online.
Além de facilitar a vida do cliente, reunindo mais possibilidades de imóveis em um único lugar, é uma ferramenta bastante usada no exterior e que dá visíveis resultados aos anunciantes. Todo seu custo benefício pode ser comprovado através do acesso às métricas, como números de acessos e contatos. Assim você sabe no que está investindo e se realmente está havendo o retorno.
Tour pelo bairro
Você, corretor, há de convir que é muito mais fácil vender um imóvel quando se tem inúmeros diferenciais. Mas e quando o imóvel não possui características tão atraentes? Nesse caso você poderá colocar prática outra estratégia que tem funcionado muito bem! Estamos falando sobre vender, além do imóvel, a sua localização (segurança, mobilidade e conveniências).
Uma maneira de fazer isso sem parecer óbvio é usufruir das ferramentas gratuitas das redes sociais e que podem atingir um grande número de pessoas. Como excelente exemplo, podemos citar o recurso das transmissões ao vivo. Esta estratégia não apenas mostra o imóvel e o bairro em tempo real, mas também atrai a atenção de pessoas que não tem tanto tempo para agendar visitas.
Open House
Esta é uma ideia totalmente comum nos EUA, mas aqui no Brasil ainda acontece raramente. Isso significa uma excelente oportunidade de inovar e se destacar em relação à concorrência. Se você não conhece, a Open House se trata de uma visita agendada, porém aberta a todos que desejarem conhecer e saber mais sobre o imóvel.
Neste tipo de evento você pode delimitar um horário, como por exemplo, das 14hrs às 17hrs e oferecer algum tipo de coffee break para seus visitantes. A ideia é que o ambiente informal dê aos seus clientes em potencial a chance de se sentir em casa e tirar o clima de negociação através da descontração.
O único cuidado a ser tomado é que cabe a você corretor conduzir a reunião de maneira que o foco sempre volte ao imóvel a fim de não perder a chance de fechar negócio.
Parceria entre corretores
A parceria entre corretores é uma alternativa que pode aumentar as chances de fechar um negócio e auxiliar no marketing imobiliário. Nesse caso, é importante que você avalie com cautela o corretor que fará parte desta parceria. O ideal é que seja um profissional que você conheça e que acima de tudo possua sua confiança.
Em relação à comissão pós venda, na maioria das vezes pode ser dividida igualmente, mas tudo depende de como foi o acordo entre corretores ou o sistema que já ocorre na imobiliária. O mais importante é que tudo seja realizado de forma transparente, tanto para os profissionais quanto para seus clientes.
Criação de blog
Se você tem acompanhado nossos artigos pode ver que comentamos sobre marketing de conteúdo. Uma das estratégias era justamente sobre a criação de um blog com conteúdo relevante para seu público-alvo.
No caso do marketing imobiliário, o mais interessante é produzir artigos que realmente auxiliem os potenciais clientes e deem a segurança necessária para dar o próximo passo na jornada de compra.
Você pode começar desenvolvendo e produzindo conteúdo baseado nas principais dúvidas dos seus clientes, na área de vendas, locação ou o que for mais interessante no presente momento. Caso não tenha tempo para escrever os artigos, também é possível terceirizar esta função ao contratar uma empresa especializada em marketing digital, etc.
Contratação de um fotógrafo profissional
Recentemente produzimos um guia completo sobre como tirar fotos imobiliárias mais profissionais. Neste material, além do conteúdo autoral, aproveitamos dicas incríveis de um fotógrafo profissional para tornar as fotos dos seus imóveis mais atraentes aos olhos dos clientes por meio de diversas dicas. Para o download gratuito do guia, basta clicar no banner abaixo:
Se no momento você não dispõe do tempo necessário para aprimorar suas fotografias imobiliárias, também pode pensar na contratação de um fotógrafo profissional. Certamente ele terá o olhar apurado para detectar o ponto forte de cada ambiente aliado às técnicas avançadas da fotografia. O resultado final pode tornar seus anúncios surpreendentes e fazer o investimento valer à pena.
Ofertas personalizadas
Ainda é comum que imobiliárias e corretores autônomos não guardem informações essenciais dos seus clientes para futuras negociações. O ideal é que você comece o quanto antes a montar seu banco de dados sobre as preferências dos seus clientes, com informações que poderão ajudar a direcionar os imóveis que realmente irão lhes interessar.
Bairro desejado, casa ou apartamento, condomínio horizontal ou vertical são apenas algumas das informações que você poderá atribuir aos seus clientes em potencial. As chances de fazer negócio oferecendo um imóvel mais personalizado aumentam consideravelmente.
Diferencie-se da concorrência!
Todas estas estratégias do marketing imobiliário internacional são tendências que podem sair do papel e tornar-se realidade facilmente. Aproveite para trazer novidades incríveis para seus clientes e dar um largo passo a frente de todos os seus concorrentes.
Ainda não anuncia em um portal imobiliário? Você pode começar aqui.