Toda pessoa que trabalha com a negociação de imóveis já deve estar ciente do quão acirrado o mercado imobiliário se torna a cada dia que passa. É por saber disso que já não anunciamos imóveis somente nas formas tradicionais que funcionavam há uma década.
Quem anuncia, um ou muitos imóveis, tem de compreender a importância da divulgação. Assim como comentamos no artigo “5 maneiras de usar a internet para vender imóveis”, você pode e deve aproveitar as estratégias digitais que hoje temos à mão. Além de facilitar a busca por clientes, suas chances de fechar um negócio aumentam exponencialmente.
Apesar de tantas formas que o meio digital oferece para negociarmos imóveis, hoje o blog Procure Imóvel quer demonstrar a você como saber se seus investimentos, especificamente em portais imobiliários, estão trazendo os resultados que você espera.
Quantidade X Qualidade
Antes de abordamos os pontos que você necessita estar atento, precisamos desmistificar dois enganos bastante frequentes. Quando investimos em algum meio, digital ou não, esperamos de alguma forma que aquilo resolva nossos problemas e traga o maior número de leads possível, ou seja, clientes em potencial.
O primeiro engano trata-se de achar que investir em único meio de divulgação é sempre o suficiente. Explicamos no post “Como encontrar mais clientes para seus imóveis” sobre a importância da divisão da divulgação dos seus imóveis em meios principais e de apoio.
O segundo e mais importante engano frequente é confundir número de leads com o número de vendas ou locações realmente efetuadas. Isso significa que mais importante do que a quantidade de contatos, por exemplo, é a taxa de conversão destes clientes. Caso não esteja familiarizado com este termo, conversão nesse caso significa o número de negócios fechados (imóveis vendidos e locados).
Por isso um portal imobiliário não precisa trazer incontáveis contatos, mas simplesmente um número razoável de leads qualificados, ou seja, aqueles que estão de fato dispostos a negociar.
Quais aspectos observar no portal em que anuncio?
- Regionalização do portal: este quesito auxilia na visibilidade e fortalecimento da sua marca imobiliária. Além disso, aumenta o alcance regional dos anúncios dos seus imóveis;
- Acessos e cliques: essa métrica ajuda a avaliar volume de pessoas que estão entrando em contato com seus imóveis. Portanto, avalie o número de cliques em anúncios (dado que é comumente fornecido pelos portais imobiliários);
- Ferramentas de análise: observe também recursos que o portal em que anuncia lhe oferece, como a quantidade de fotos, formas de contato que o cliente tem para chegar até você, estatísticas detalhadas por cada imóvel, visualizações e e-mails;
- Planilha de acompanhamento: por fim, mas não menos importante, coloque no papel os resultados que tem obtido através do portal. Monte uma planilha do Excel que constem as informações e métricas essenciais. Como por exemplo, canal que o lead entrou em contato, portal imobiliário que originou o lead, número de leads totais e convertidos.
Clique no botão abaixo para fazer o download do modelo de planilha e comece a ter controle dos resultados dos portais imobiliários agora mesmo!