Ser ou não ser, eis a questão.
Se você está pensando em ingressar na carreira de corretor de imóveis, provavelmente possui muitas dúvidas sobre a profissão. De modo geral, todas as questões pertinentes que envolvem este meio procuram responder, principalmente, uma pergunta: vale a pena ser corretor de imóveis?
Qual é a média salarial? O dia-a-dia do corretor é fácil? Ser autônomo ou trabalhar em imobiliária? É natural que questões como estas passem por sua mente quando está prestes a tomar uma decisão a respeito da sua vida profissional. No entanto, recomendamos primeiramente que reflita se possui o perfil adequado para trabalhar nesta área.
Quem deseja trabalhar com a corretagem deve estar ciente de que precisará atuar fortemente com vendas. Portanto, ser extrovertido, gostar e saber lidar com pessoas, ter bom poder argumentativo são algumas das principais características para começar a exercer de forma positiva a profissão.
Se você acredita se encaixar nestes quesitos e quer saber mais detalhes sobre a profissão, temos um presente especial para você. Entrevistamos corretores de imóveis com algumas das perguntas mais frequentes de quem também quer se tornar um profissional da corretagem. Afinal, nada melhor do que conhecer a realidade de uma profissão com quem já a exerce, não é mesmo? Vamos lá!
- Quais são os primeiros passos para se tornar corretor de imóveis?
R: Conhecer o ramo de vendas e buscar por um bom curso, credenciado e aprovado pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI).
- É necessária ter alguma formação na área? Se sim, como é o curso?
R: Sim, é o Curso Técnico em Transações Imobiliárias, o qual pode ser à distância. No entanto, procure se informar se a instituição é séria e comprometida.
- Quanto em média é possível faturar como corretor de imóveis?
R: Nos tempos atuais os ganhos podem variar entre uma média de R$ 3.000 a R$ 5.000.
- Existem diferenças entre corretor de aluguel e venda? Quais?
R: Aluguel o cliente vem até você. Venda você precisa buscar o cliente. Em cada um deles você deve conhecer e dominar a área de atuação, suas leis e regras.
- Ser corretor autônomo e trabalhar em imobiliária é a mesma coisa? Por quê?
R: Não é a mesma coisa. Quem trabalha em imobiliária pode usufruir de toda a estrutura em seu favor, porém ganha uma parte especifica da comissão. Já o corretor autônomo não tem a estrutura, mas fica com 100% da comissão.
- Como é a rotina de um corretor de imóveis?
R: Atendimento pessoal e com proprietários, visitas, angariações, manter as angariações com exclusividade no site, cadastros dos imóveis no sistema, ficar atento na documentação dos imóveis e documentos pessoais dos clientes, buscar um determinado imóvel na preferência do cliente, isso tudo sem perder o foco em vendas. Além disso, estar atento a todas as novidades, regras do setor e acompanhar o mercado.
Vale a pena?
Com estas respostas já é possível ter um gostinho do que significa ser corretor de imóveis. Além de ser uma profissão desafiadora, é importante sempre manter a ética, postura e o compromisso com seus clientes.
Na verdade, a resposta certa para a pergunta inicial deste artigo, pode ser respondida somente por você. Isto porque o sucesso da sua carreira depende somente do seu profissionalismo, garra e vontade de crescer.
Quem trabalha com o mercado imobiliário vive cercado por diversos termos e siglas bastante características do setor. Que tal conhecer um pouco mais sobre isso? Basta você acessar o nosso artigo “Dicionário do Corretor: termos e siglas” e ficar ainda mais por dentro do cotidiano dos profissionais da corretagem.